É engraçado como temos tendência de olhar apenas para nossas vidas. Nos sentimos tão políticamente conscientes, tão ativos e tão protegidos contra a alienação que mal percebemos quão aliedados somos.
Eu mesma me encaixo nessa realidade.
Ontem, por exemplo, estava no ônibus com meu namorado indo para a casa dele. Quando o ônibus parou no sinal e eu olhei para o lado, vi um homem forrar o chão, em um canto entre uma loja fechada e uma parede. Único refúgio que ele poderia encontrar. Em seguida vi uma mulher carregando uma criança no colo e três crianças andando em sua volta. Precariamente agasalhadas e nítidamente cansadas. Não havia cobertas, nem um lençol sequer. Apenas papelões para forrar o chão e seus corpos para ajudar a aquecer. Não vi sacolas, bolsas.. Uma sacola de mercado sequer. E então me peguei pensando se eles teriam comido algo naquele dia, qual seria a história deles e o mais importante: Como eu tenho a coragem de reclamar do meus míseros problemas?
Me enchi de vergonha. Vergonha não só por reclamar, mas também por não fazer nada a respeito. Não digo apenas com relação a essa família e nem de tantas que eu jamais conheci. Mas sim por eu me confortar com miha casinha quente, minhas roupas, a comida que todos os dias Graças a Deus eu tenho no meu prato.
Me sinto envergonhada por eu não me juntar a nenhuma Ong, e nem ir para as ruas gritar pelos direitos dessas famílias. Afinal, esse País é TÃO RICO! Mas há tanto desvio de dinheiro e tanta roubalheira que não sobra para os que mais necessitam. Eu não roubei esse dinheiro. Mas não EStou fazendo NADA para recuperá-lo e isso quase me equipara aos que roubaram. Estou apenas aqui, afogada na minha vergonha, escrevendo esse texto inútil e vivendo a minha vidinha de sempre.
Mas a partir de agora vou tentar tornar minha vida mais útil. Farei o que posso e o que estiver ao meu alcance. E para começar.. Não postarei mais apenas minhas tristezas e desilusões com a vida. Postarei a vida! Tentarei não mais reclamar dos problemas, tentarei agradecer por eles! Afinal, por mais problema que a vida me traz.. Jamais conseguirei me equiparar ao deles. E que os anjos digam Amém!
Não reclamar dos problemas já é um avanço. Tentar resolver os problemas com otimismo é uma grande mudança e mudança é movimento. Movimento é sempre positivo.
Espero que Deus volte seus olhos um pouco para aquela família. Por mais erros que eles tenham cometido, aquelas crianças não merecem passar por tudo aquilo.
Minha oração estará voltada para eles hoje.
E que os anjos digam AMÉM!
Tem certos momentos em que a voz não sai... não conseguimos expressar o que de fato sentimos. Esse blog foi feito como uma forma de olhar pra dentro.. parar de olhar e pensar nas pessoas.. Cuidar das pessoas, ajudar as pessoas.. fazer as coisas em prol de outras pessoas. Esse blog eu fiz pra mim, pensando em mim.. É como conversar comigo.. e gostei disso. Quem quiser ler.. saiba que soh vai conhecer algumas pequenas particularidades sobre mim.. que as vezes nem eu mesma conheço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário